tag:blogger.com,1999:blog-47716617239420840832024-02-07T13:43:20.584-08:00PGEALC-Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educ. na Am. Latina e CaribeGrupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe, de caráter interinstitucional envolvendo participantes da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná - Brasil.P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.comBlogger72125tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-29571243074825136482011-04-11T06:26:00.000-07:002011-04-11T06:28:41.913-07:00Políticas sociais para o desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusãoBrasília: UNESCO: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 2010. 360 p.<br /><br />Esta publicação, em parceria com a UNESCO, é fruto de reflexões feitas durante o Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, em 2009, em Brasília, realizado por meio da parceria do MDS com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O livro é mais uma demonstração do empenho das Nações Unidas em colaborar com o desenvolvimento sustentável dos países, de maneira que os mais pobres e vulneráveis possam reunir condições de emancipação econômica, a partir da garantia dos direitos assegurados pelo Estado, com políticas públicas orientadas para a cidadania e o respeito aos direitos humanos<br /><br />URL: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001907/190752por.pdfP G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-54193841989693819492011-04-08T10:51:00.001-07:002011-04-08T10:56:56.355-07:00Divulgando Evento<strong>5 º SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS<br /><br />TEMA CENTRAL:AS POLÍTICAS SOCIAIS NAS TRANSIÇÕES LATINO AMERICANAS NO SÉCULO XXI: TENDÊNCIAS E DESAFIOS </strong><br /><br /><strong>Data:</strong> 09 a 12 de outubro de 2011<br /><strong>Unioeste - Campus de Cascavel </strong><br /><br />Mais informações em: http://www.unioeste.br/eventos/gpps/P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-38062595429732579092011-04-08T10:18:00.000-07:002011-04-08T10:48:32.327-07:00Divulgando Livro<strong>POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO: ANÁLISE E APONTAMENTOS</strong><br /><strong>Organizadores:</strong> Mário Luiz Neves de Azevedo<br /> Angela Mara de Barros Lara<br /><strong>Editora:</strong> Eduem<br /><br />REDES SOCIAS E HEGEMONIA: APONTAMENTOS PARA ESTUDO DE POLÍTICA EDUCACIONAL<br />Eneida Oto Shiroma<br /><br />AS IMPLICAÇÕES DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR<br />Dalvonete Aparecida dos Santos<br />Dalila Andrade de Oliveira<br /><br />MOVIMENTO SOCIAL E A EDUCAÇÃO: DIMENSÕES PRIMORDIAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA<br />Aparecida do Carmo Lima <br />Irizelda Martins de Souza e Silva<br /><br />A ESCOLA E A 'REPRODUÇÃO': REVISANDO A OBRA DE BOURDIEU E PASSERON<br />Vanessa Alves Bertolleti<br />Mário Luiz Neves de Azevedo<br /><br />HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE: O PROJETO PRINCIPAL DE EDUCAÇÃO (1980-2000)<br />Amélia Kimiko Noma<br /><br />DO CARAMURU AO MERCOSUL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE INFÂNCIA E TRABALHO PRECOCE<br />Maria Aparecida Cecílio<br /><br />AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA NA ARGENTINA - O CASO DA CIDADE DE BUENOS AIRES A PARTIR DOS ANOS 1990<br />Angela Mara de Barros Lara<br /><br />UNIVERSIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PESQUISAS EM MINAS GERAIS (1983-2009)<br />Lívia Maria Fraga Vieira<br /><br />O ENSINO MÉDIO NUM CONTEXTO DE CRISE E (RE)DEFINIÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO<br />Eliane Cleide da Silva Czernisz<br /><br />TRANSNACONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACORDO GERAL DE COMÉRCIO E SERVIÇOS E AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL<br />Marisa Ribeiro Teixeira Duarte<br />Karla Silva CostaP G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-23686368317278084282011-04-08T10:08:00.000-07:002011-04-08T10:17:56.247-07:00Divulgando EventoPrograma de Pós Graduação em Educação da UEM divulga:<br /><br /><strong>CURSO DE EXTENSÃO: Redes Sociais e Hegemonia: Apontamentos para Estudos de Política Educacional.</strong><br />Ministrante: Professora Doutora Eneida Oto Shiroma – UFSC<br />Data: 18 e 19 de abril de 2011<br /><br />mais informações em: http://www.ppe.uem.br/P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-35462376303030737372011-02-03T13:44:00.000-08:002011-02-03T14:00:56.130-08:00Divulgando Publicações da UNESCO<strong>Políticas sociais para o desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão-2010. Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social; Brasilia; 2009</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001907/190752por.pdf<br /><br /><strong>Reforma da educação secundária: rumo à convergência entre a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidade.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001424/142463por.pdf<br /><br /><strong>No rumo certo: guia para monitoramento e avaliação de projetos baseados em comunidadeS.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001862/186231por.pdf<br /><br /><strong>Conferencia Mundial de la UNESCO sobre la Educación para el Desarrollo Sostenible, 31de Marzo-2 de Abril 2009, Bonn, Alemania: actas.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001850/185056s.pdf<br /><br /><strong>Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento 2006-2015.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0017/001777/177795por.pdf<br /><br /><strong>El impacto de las TIC en educación.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001905/190555s.pdf<br /><br /><strong>Fin de ciclo? Cambios en la gobernanza del sistema educativo.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001905/190544s.pdf<br /> <br /><strong>Sesión de clausura de la Segunda Conferencia Mundial sobre la Educación Artística: informe final.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001906/190696s.pdf<br /><br /><strong>La Agenda de Seúl: Objetivos para el Desarrollo de la Educación Artística.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001906/190692s.pdf<br /><br /><strong>Convención Internacional contra el Dopaje en el Deporte: Anexo I: Lista de substancias y métodos prohibidos: normas internacionales.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001906/190697s.pdf<br /><br /><strong>Convención Internacional contra el Dopaje en el Deporte : Anexo II: Normas para la concesión de autorizaciones para uso con fines terapêuticos.</strong><br />http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001907/190721s.pdfP G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-70795991522677776882011-02-03T13:20:00.000-08:002011-02-03T13:40:35.695-08:00Publicação dos artigos dos pesquisadores do PGEALC na Revista Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional<strong>Um novo ensino médio e profissional brasileiro ou a reedição da dualidade estrutural na formação conformada à acumulação capitalista?</strong><br />Eliane Cleide da Silva Czernisz<br /><br /><strong>UNESCO e educação de adultos no Brasil</strong><br />Edinéia Fátima Navarro Chilante<br /><br /><strong>UNESCO e educação no Brasil a partir da década de 1990: percursos de uma pesquisa coletiva</strong><br />Amélia Kimiko Noma<br /><br /><strong>Políticas públicas de proteção ao direito à infância no Brasil?</strong> <br />Maria Aparecida Cecílio<br /><br /><strong>Formação de professores no e do campo e a UNESCO: uma nova estratégia?</strong><br />Irizelda Martins de Souza e Silva<br /><br /><strong>Políticas da unesco para formação de professores no brasil: uma leitura da desqualificação da educação brasileira</strong><br />Angela Galizzi Vieira Gomide<br /><br /><strong>Políticas sociais e inclusão educacional para pessoas com deficiência alguns aspectos históricos e o papel da UNESCO</strong> <br />Maria de Lourdes Perioto Guhur<br /><br /><strong>Os artigos estão disponível em:</strong><br />http://www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/sumario11.htmlP G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-43920154797850488922010-12-21T09:26:00.000-08:002010-12-21T09:46:09.358-08:00UNESCO - Instrumentos Normativos<div align="justify"><strong>Recomendación Revisada relativa a la Enseñanza Técnica y Profesional.</strong></div><div align="justify">2 de noviembre de 2001</div><div align="justify"><strong>Convenio sobre Reconocimiento de Cualificaciones relativas a la Educación Superior en la Región Europea.</strong></div><div align="justify">Lisboa, 11 de abril de 1997<br /><strong>Recomendación relativa a la Condición del Personal Docente de la Enseñanza Superior.</strong></div><div align="justify">11 de noviembre de 1997<br /><strong>Recomendación sobre la Convalidación de los Estudios, Títulos y Diplomas de Enseñanza Superior.</strong></div><div align="justify">13 de noviembre de 1993</div><div align="justify"><strong>Convención sobre la Enseñanza Técnica y Profesional.</strong></div><div align="justify">París, 10 de noviembre de 1989 <br /><strong>Convenio Regional de Convalidación de Estudios, Títulos y Diplomas de Educación Superior en Asia y el Pacífico.</strong></div><div align="justify">Bangkok, 16 de diciembre de 1983<br /><strong>Convenio Regional de Convalidación de Estudios y Certificados, Diplomas, Grados y otros Títulos de Educación Superior en los Estados de África.</strong></div><div align="justify">Arusha, 5 de diciembre de 1981 <br /><strong>Convenio de Convalidación de Estudios y Títulos o Diplomas relativos a Educación Superior en los Estados de la Región Europa.</strong></div><div align="justify">París, 21 de diciembre de 1979 <br /><strong>Carta Internacional de la Educación Física y el Deporte.</strong></div><div align="justify">21 de noviembre de 1978 <br /><strong>Convenio de Convalidación de Estudios, Títulos y Diplomas de Educación Superior en los Estados Árabes.</strong></div><div align="justify">París, 22 de diciembre de 1978 <br /><strong>Convenio de Convalidación de Estudios, Títulos y Diplomas de Educación Superior en los Estados Árabes y los Estados Europeos Ribereños del Mediterráneo.</strong></div><div align="justify">Niza, 17 de diciembre de 1976 <br /><strong>Recomendación relativa al Desarrollo de la Educación de Adultos.</strong></div><div align="justify">26 de noviembre de 1976<br /><strong>Recomendación sobre la Educación para la Comprensión, la Cooperación y la Paz Internacionales y la Educación relativa a los Derechos Humanos y las Libertades Fundamentales.</strong></div><div align="justify">19 de noviembre de 1974 <br /><strong>Convenio Regional de Convalidación de Estudios, Títulos y Diplomas de Educación Superior en América Latina y el Caribe.</strong></div><div align="justify">México, D.F., 19 de julio de 1974 <br /><strong>Recomendación relativa a la Condición del Personal Docente.</strong></div><div align="justify">5 de octubre de 1966 <br /><strong>Protocolo por el que se instituye una Comisión de Conciliación y Buenos Oficios facultada para resolver las controversias que puedan plantearse entre Estados Partes en la Convención relativa a la Lucha contra las Discriminaciones en la Esfera de la Enseñanza.</strong></div><div align="justify">París, 10 de diciembre de 1962 <br /><strong>Recomendación sobre los Medios más Eficaces para Hacer los Museos Accesibles a Todos.</strong></div><div align="justify">14 de diciembre de 1960 <br /><strong>Convención relativa a la Lucha contra las Discriminaciones en la Esfera de la Enseñanza.</strong></div><div align="justify">París, 14 de diciembre de 1960 </div><div align="justify"><strong><span style="color:#ff0000;">ESSES INSRUMENTOS NORMATIVOS ESTÃO DISPONÍVEIS EM:<br /></span></strong><a href="http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=13648&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=-471.html">http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=13648&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=-471.html</a></div><div align="justify"> </div>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-61147045398247604212010-12-10T13:05:00.000-08:002010-12-10T13:08:36.503-08:00Links para acessar os Instrumentos Internacionais da UNESCO em Educação<strong>Instrumentos Internacionais em Educação em Português:<br /></strong>2010 – Marco de ação de Belém. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187787POR.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187787POR.pdf</a><br />2001 – Declaração de Cochabamba. Educação para Todos: cumprindo nossos compromissos coletivos. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127510por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127510por.pdf</a><br />2000 – (Declaração sobre) Educação para todos: o compromisso de Dakar. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127509porb.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127509porb.pdf</a><br />2000 – Declaração das ONGs (sobre) Educação para Todos: Consulta Internacional de ONGs (CCNGO), Dakar. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139455por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139455por.pdf</a><br />1999 – (Recomendações de Seul sobre Ensino Técnico e Profissional) Educação e formação ao longo de toda a vida: uma ponte para o futuro, recomendações. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001160/116096por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001160/116096por.pdf</a><br />1997- CONFINTEA V: Declaração de Hamburgo (sobre Educação de Adultos: agenda para o futuro. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129773porb.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129773porb.pdf</a><br />1993 – Declaração de Nova Delhi sobre Educação para Todos. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139393por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139393por.pdf</a><br />1990 – Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf</a><br />1994 – Declaração sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, Salamanca. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf</a><br />1966 – Recomendação relativa à Condição Docente. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001515/151538por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001515/151538por.pdf</a><br />1960 – Convenção relativa à Luta contra a Discriminação no campo do Ensino. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132598por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132598por.pdf</a><br /><strong>Para informações adicionais, visite os seguintes sites da UNESCO:<br /></strong>Instrumentos Legais. Disponível em: <a href="http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=12024&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html">http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=12024&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html</a><br />Instrumentos Legais em Educação. Disponível em: <a href="http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=13648&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=-471.html">http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=13648&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=-471.html</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-70563035307538375302010-10-28T09:50:00.000-07:002010-10-28T10:10:43.911-07:00" Novos links para documentos da Unesco"1) Mensaje de los directores de la UNESCO el UNICEF el PNUD la OIT y la Internacional de la Educación- Día Mundial de los Docentes 2010. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001895/189532s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001895/189532s.pdf</a><br />2) Repercusiones de la actual crisis financiera y económica en los esfuerzos de los países en desarrollo por alcanzar los objetivos de la Educación para Todos (EPT).Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001869/186991s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001869/186991s.pdf</a><br />3) Documento conceptual sobre las repercusiones de la crisis económica y financiera en la educación. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001886/188677s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001886/188677s.pdf</a><br />4) Informe del Director General sobre la consecución de la educación mundial para todos (EPT) de aquí a 2015, comprendidos el seguimiento y la aplicación de las recomendaciones de las reuniones sobre la educación celebradas en Dakar, Ginebra y Oslo y las repercusiones de la actual crisis financiera y económica en los esfuerzos de los países en desarrollo por alcanzar los objetivos de la EPT. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001834/183456s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001834/183456s.pdf</a><br />5)La Crisis financiera y económica mundial y sus efectos sobre la educación.<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001816/181660s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001816/181660s.pdf</a><br />6) Las Instituciones financieras internacionales (IFI) y las enseñanzas políticas de las crisis asiáticas de 1997-1998. International social science journal; 53, 4 / 170. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001334/133464s.pdf#133456">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001334/133464s.pdf#133456</a><br />7) El Desarrollo con rostro humano – Rubens Ricupero International social science journal; 52, 4 / 166. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001218/121856s.pdf#121841">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001218/121856s.pdf#121841</a><br />8) De relaciones, actores y territorios. Hacia nuevas políticas para la educación en América Latina Educación, reformas y equidad en países andinos y del Cono Sur. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001895/189502s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001895/189502s.pdf</a><br />9) Análisis de los contextos y estructuras de la Educación para el Desarrollo Sostenible 2009: principales conclusiones y camino a seguir. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187757s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187757s.pdf</a><br />10) Hacia las sociedades del conocimiento: informe mundial de la UNESCO – 2005. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001419/141908s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001419/141908s.pdf</a><br />11) Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final (do) Plano Internacional de Implementação, maio de 2005. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139937por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139937por.pdf</a><br />Sumário do Vol. 91, No 228 (2010)-Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Disponível em: <a href="http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/112/showToc">http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/112/showToc</a><br />12) Segundo Plan a Plazo Medio (1984-1989) Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0005/000546/054611so.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0005/000546/054611so.pdf</a><br />13) Tercer plan a plazo medio (1990-1995) Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000846/084697so.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000846/084697so.pdf</a><br />14) Professores do Brasil: impasses e desafios / Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. – Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682POR.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682POR.pdf</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-9981659968446407432010-09-10T09:40:00.000-07:002010-09-10T09:57:56.123-07:00DOCUMENTOS DA UNESCO:<strong>1)</strong> Documento conceptual - Conferencia Mundial sobre Atención y Educación dela Primera Infancia - Construir la riqueza de las naciones. Publicado em março de 2010.<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001873/187376s.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001873/187376s.pdf</a><br /><strong>2)</strong> Comité Mixto OIT/UNESCO de expertos sobre la aplicación de las Recomendaciones relativas al personal docenteInforme Décima reunión - Paris, 28 de septiembre – 2 de octubre 2009.<br />El Comité Mixto OIT/UNESCO de expertos sobre la aplicación de las Recomendaciones relativas al personal docente se reúne cada tres años. Elpresente informe corresponde a la reunión de 2009, celebrada en la UNESCO.<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001869/186988s.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001869/186988s.pdf</a><br /><strong>3)</strong> Orientação Técnica Internacional sobre Educação em Sexualidade: Uma abordagem baseada em evidências para escolas, professores e educadores em saúde.<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001832/183281por.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001832/183281por.pdf</a><br /><strong>4)</strong> Decenio de las Naciones Unidas para la Alfabetización - Marco Estratégico Internacional de Acción. Septiembre de 2009.<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001840/184023s.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001840/184023s.pdf</a><br /><strong>5)</strong> Desafio da alfabetização global: Um perfil da alfabetização de jovens e adultos na metade da Década das Nações Unidas para a Alfabetização 2003 - 2012.<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163170POR.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163170POR.pdf</a><br /><strong>6)</strong> Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundo 2010-Llegar a los marginados ( a versão integral em português ainda não estádisponível).<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001878/187865S.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001878/187865S.pdf</a><br /><strong>7)</strong> Cumplir con la promesa de ayudar a los niños de África. Disponível em:<br /><a href="http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/GMR/pdf/gmr2010/aid-release-es.pdf" target="_blank">http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/GMR/pdf/gmr2010/aid-release-es.pdf</a><br /><strong>8)</strong> Nota sucinta sobre las tendencias más recientes de la ayuda a la educación (julio de 2010)Disponível em: <a href="http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/GMR/pdf/gmr2010/aid-release-brief-es.pdf" target="_blank">http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/GMR/pdf/gmr2010/aid-release-brief-es.pdf</a><br />Dica: discutir esta Nota junto com o filme “De repente, Gina”.P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-36781468902090417832010-09-10T09:34:00.000-07:002010-09-10T09:40:04.873-07:00Conferencia Mundial sobre Atención y Educación de la Primera Infancia.<div align="left">Será realizada a Conferencia Mundial sobre Atención y Educación de la Primera Infancia, Moscú (Rusia), 27-29 de septiembre de 2010. Mais informações disponíveis em: <a href="http://www.unesco.org/new/es/world-conference-on-ecce/" target="_blank">http://www.unesco.org/new/es/world-conference-on-ecce/</a></div>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-52228469396622962712010-09-10T09:21:00.000-07:002010-09-10T09:32:53.520-07:00Relatório de Monitoramento de Educação para Todos:<div align="justify">O Relatório de Monitoramento de Educação para Todos, elaborado anualmente por uma equipe independente e publicado pela UNESCO, avalia os progressos realizados mundialmente para o alcance dos seis objetivos de Educação para Todos fixados em 2000, em Dacar, no Senegal, compromisso assumido por mais de 160 países. Alcançando os Marginalizados (título provisório em português), apresenta e analisa alguns dos mais expressivos avanços obtidos no campo da educação ao longo da última década. Apesar desses progressos, a comunidade internacional não está próxima de alcançar o objetivo de universalização do ensino fundamental até 2015. O Relatório destaca a incapacidade dos governos de combater as desigualdades extremas existentes em âmbito nacional, bem como a dos doadores de conseguir mobilizar o volume de recursos necessários. Os autores do Relatório estimam que, para que sejam atingidos os objetivos de Educação para Todos, será necessário cobrir o déficit de financiamento anual estimado em 16 bilhões de dólares, uma soma consideravelmente maior do que a prevista em avaliações anteriores. O Relatório de 2010, destaca que os doadores, no seu conjunto, não têm conseguido cumprir a promessa feita em 2000, segundo a qual "nenhum país seriamente comprometido com a Educação para Todos teria seus esforços frustrados por falta de recursos financeiros". A luta contra a "pobreza da educação", chave do progresso. As desigualdades extremas e persistentes decorrentes da pobreza, as disparidades de gênero, étnicas e lingüísticas freiam os progressos da educação. Para examinar a magnitude dos fatores de desvantagem mais destacados, o Relatório recorre a um novo instrumento de medição: o conjunto de dados sobre a pobreza e a marginalização na educação, que estabelece um limite mínimo de "pobreza da educação", fixado em quatro anos de escolaridade. </div><div align="left">Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010. Veja versão integral do documento em espanhol. Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001878/187865S.pdf" target="_blank">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001878/187865S.pdf</a></div>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-82866686417506058652010-09-04T17:59:00.000-07:002010-09-04T18:08:19.487-07:00Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de AdultosO primeiro Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos é baseado em 154 Relatórios Nacionais submetidos pelos Estados-membros da Unesco sobre a situação de aprendizagem e educação de adultos, além de cinco Relatórios-Síntese Regionais e literatura auxiliar. O propósito do Relatório é promover uma visão geral das tendências nessa área, identificar seus principais desafios, servir como um documento referencial e uma ferramenta de advocacy da área, bem como uma contribuição para a CONFITEA VI.<br /><br />UNESCO. Relatório Global Sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Brasília: Unesco, 2010.<br />Disponível em: <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001886/188644por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001886/188644por.pdf</a><br />Acesso em: 04/09/2010.P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-63405985399288786932010-09-04T17:15:00.000-07:002010-09-04T17:45:03.684-07:00Publicado Relatório Delors com DestaqueA Unesco publicou o Relatório Delors com destaque. Uma edição dos destaques da publicação do Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, editado originalmente em 1996. Essa publicação fornece as principais pistas e recomendações do Relatório original para o delineamento de uma nova concepção pedagógica para o século XXI.<br /><br />DELORS, Jacques. Educação Um Tesouro a Descobrir. Relatório da Comissão internacional sobre Educação para o Século XXI. Destaques. Brasília, Unesco, Faber Castell, 2010. Disponível em:<br /><br /><a href="http://www.unesco.org/pt/brasilia/single-view/news/educacao_um_tesouro_a_descobrir_destaques/back/9669/cHash/880f896ead/">http://www.unesco.org/pt/brasilia/single-view/news/educacao_um_tesouro_a_descobrir_destaques/back/9669/cHash/880f896ead/</a><br /><br />Acesso em 04/09/2010.P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-75627739176145308242010-08-19T05:06:00.000-07:002010-10-28T09:49:53.419-07:00Acervo de fontes de pesquisa do PGEALC.1) UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos. Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf</a><br />Acesso em: 18/08/2010.<br />2) Marco de Ação de Dakar. Educação Para Todos. Atingindo nossos Compromissos Coletivos. Cúpula Mundial de Educação. Dakar, Senegal, 26 a 28 de abril de 2000. Disponível em:<br /><a href="http://www.oei.es/quipu/marco_dakar_portugues.pdf">http://www.oei.es/quipu/marco_dakar_portugues.pdf</a><br />Acesso em: 18/08/2010.<br />3) DELORS, Jacques (org.). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez. Brasília: UNESCO. 1996. Disponível em:<br /><a href="http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf">http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf</a><br />Acesso em: 18/08/2010.<br />4) OTTTONE, Ernesto. Educação e Conhecimento: Eixo da Transformação Produtiva com Equidade (uma visão sintética). Brasília:MEC/INEP, 1993. Disponível em:<br /><a href="http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001777.pdf">http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001777.pdf</a><br />Acesso em: 18/08/2010.<br />5) ABRAMOWAY, Miriam. CASTRO, Mary Garcia (Coords.) Ensino Médio: Múltiplas Vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. Disponível em:<br /><a href="http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000069.pdf">http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000069.pdf</a><br />Acesso em: 18/08/2010.<br />6) UNESCO. Unesco: O que é? O que faz? 2007. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147330por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147330por.pdf</a><br />Acesso em: 19/08/2010.<br />7) UNESCO. Unesco no Brasil: Consolidando Compromissos. UNESCO: Brasília, 2004. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001374/137491por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001374/137491por.pdf</a><br />Acesso em: 19/08/2010.<br />8)WERTHEIN, Jorge. CUNHA, Célio. Fundamentos da Nova Educação. Brasília: UNESCO, 2000. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129766por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129766por.pdf</a><br />Acesso em: 19/08/2010.<br />9) GOMES, Candido Alberto. Dos Valores Proclamados aos Valores Vividos: traduzindo os atos e princípios das Nações Unidas e da Unesco para projetos escolares e políticas educacionais. Brasília: UNESCO, 2001. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001236/123621por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001236/123621por.pdf</a><br />Acesso em: 19/08/2010.<br />10) UNESCO. Declaração de Nova Delhi sobre educação para todos. Unesco, 1993. Disponível em:<br /><a href="http://www.acaoeducativa.org.br/portal/images/stories//declaracaonovadeli.pdf">http://www.acaoeducativa.org.br/portal/images/stories//declaracaonovadeli.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />11) UNESCO. Educação e formação ao longo de toda a vida: uma ponte para o futuro. Trabalho, Educação e Futuro. Recomendações: Segundo Congresso Internacional sobre o Ensino Técnico e Profissional. Seul, República da Coréia: UNESCO, 1999. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001160/116096por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001160/116096por.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />12) MACEDO, Beatriz & KATZKOWICZ, Raquel. Educación secundaria: balance y prospectiva. Documento de discusión. Santiago: UNESCO, 2000. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001611/161190s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001611/161190s.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />13) MACEDO, Beatriz & KATZKOWICZ, Raquel. Em búsqueda de equidad em la educación secundaria. Encuentro Regional sobre Educación para todos em América Latina y el Caribe. Santiago: UNESCO, 2002. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001611/161191s.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001611/161191s.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />14) MORI, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2000. Disponível em:<br /><a href="http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf">http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />15) UNESCO. Educação e Qualidade para Todos: um assunto de direitos humanos. Brasília: UNESCO/OREALC. 2008. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001505/150585por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001505/150585por.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />16) UNESCO. Educación secundaria. Un camino para el desarrollo humano. Santiago, Chile: UNESCO/OREALC, 2002. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001373/137366so.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001373/137366so.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />17) UNESCO. Ensino Médio no Século XXI: Desafios, Tendências e Prioridades. Relatório final da Reunião internacional de Especialistas sobre o Ensino Médio no Século XXI: Desafios, Tendências e Prioridades. Beijing, República Popular da China, 2001; Brasília: Unesco, 2003. Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001335/133539por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001335/133539por.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />18) UNESCO/OREALC. Que educación secundaria para el siglo XXI. Santiago,2002.<br />Disponível em:<br /><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001310/131039so.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001310/131039so.pdf</a><br />Acesso em: 25/08/2010.<br />19) O ensino médio diante da obrigatoriedade ampliada: que lições podemos tirar de experiências observadas? Dalila Oliveira, 2010. Disponível em: <a href="http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1688/1339">http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1688/1339</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-47596881584453317942010-08-12T04:57:00.000-07:002010-08-12T05:03:01.439-07:00Divulgado pelo PNUD o Índice de Valores Humanos - IVHCom as mesmas categorias levadas em conta para o IDH criado em 1990, foi divulgado pelo PNUD o IVH - Índice de Valores Humanos. Verificar link: <a href="http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3537&lay=cid">www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3537&lay=cid</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-34704129248538984932010-04-12T06:18:00.000-07:002010-04-12T06:23:52.065-07:00A NAÇÃO EM RISCO - BANCO MUNDIAL<a href="http://www.eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2sql/content_storage_01/0000019b/80/2f/f7/3d.pdf">AQUI</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-49034006164560437432010-04-05T06:21:00.000-07:002010-04-05T06:24:02.343-07:00Fundamentos de Política Social - Elaine Rossetti Behring<a href="http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-1.pdf">AQUI</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-36880751635921690562010-04-05T05:52:00.000-07:002010-04-05T05:53:44.668-07:00Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade<a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001873/187336por.pdf">AQUI</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-31708623835236475912009-11-10T04:13:00.000-08:002009-11-10T04:16:41.094-08:00CURSO DE EXTENSÃO“O trabalho com documentos de política educacional”<br />A professora doutora Olinda Evangelista da UFSC ministrará o curso de extensão “O trabalho com documentos de política educacional” nos dias 05 e 06 de novembro de 2009, no Auditório do CCE – F67, com início às 8 horas.<br />Programa:<br />1) Questões preliminares;<br /> 2) A posição do pesquisador,<br /> 3) A posição dos documentos,<br /> 4) A posição da teoria,<br /> e 5) Análise de documentos.<br />Carga Horária total: 10 horas.<br />Inscrições: <a href="http://www.dfe.uem.br/" target="_blank">www.dfe.uem.br</a>.<br />Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM<br />Departamento de Fundamentos da Educação<br />Departamento de Teoria e Prática da Educação.<br />Informações pelo telefone (44) 3261-4839P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-16420053375324214532009-11-10T04:03:00.000-08:002009-11-10T04:06:36.345-08:00REVISTA PRELAC - QUINTO E SEXTO PILARES DA EDUCAÇÃOACESSE <a href="http://portal.unesco.org/geography/es/ev.php-URL_ID=8584&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html">AQUI.</a><br />E<br /><a href="http://portal.unesco.org/geography/es/ev.php-URL_ID=7705&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html">AQUI.</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-4942477698129187052009-07-01T14:06:00.000-07:002009-07-01T14:07:36.390-07:00IMAGENS DO EVENTO "TRABALHO E CINEMA" - 25 E 26 DE JUNHO DE 2009<a href="http://imagenspegealc2009.blogspot.com/2009/07/evento-trabalho-e-cinema-25-e-26-de.html">AQUI</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-21266775752656566712009-06-11T12:01:00.000-07:002009-06-11T12:15:26.261-07:00Evento de ExtensãoNos dias 25 e 26 de junho de 2009 os professores José Roberto Novaes da UFRJ e Giovani Alves da UNESP, estarão fazendo palestra na UEM.<br />Para inscrição, acesse <a href="http://www.dfe.uem.br/inscricao.trabalhoEcinema.htm">aqui.</a>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-55818169788546536132009-06-11T11:57:00.000-07:002009-06-11T12:00:53.821-07:00IV Seminário Nacional - Estado e Políticas Sociais - de 16 a 19 se setembro de 2009<p>Para informações acesse <a href="http://www.unioeste.br/projetos/gpps/">Aqui</a>.</p>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4771661723942084083.post-30315791298540608462009-02-25T18:24:00.000-08:002009-11-13T03:04:00.246-08:00CALENDÁRIO DE ENCONTROS 2009<div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">26/2</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">23/3</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">30/4</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">28/5</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">25/6</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">30/7</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">27/8</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">01/10</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">29/10</span></div><div align="center"><span style="font-family:arial;font-size:180%;">17/12</span></div>P G E A L Chttp://www.blogger.com/profile/18302142718917571091noreply@blogger.com0